Esta é uma placa de microcontrolador baseada em SAM3X8E ARM Cortex-M3. Esta é uma das poucas placas baseadas no núcleo ARM de 32 bits. É uma versão atualizada da placa ArduinoDUO regular, possui 98 entradas/saídas digitais (30 a mais que o modelo original), 12 entradas analógicas, 4 UART (portas seriais de hardware), frequência de clock de 84 MHz, conexão USB OTG, 2 DACs (D/A), TWI, conector de alimentação, cabeçalho SPI, cabeçalho JTAG, botão reset e botão apagar. Também a bordo pode encontrar leitor de cartão Micro-SD e soquete para módulo Wi-Fi ESP-01.
O controlador funciona em um nível lógico de 3,3 V. A placa possui interface USB, basta conectá-la ao seu computador com um cabo micro-USB, ou conectá-la com um adaptador AC ou bateria para começar a trabalhar com ela. RobotDyn DUE XPRO é compatível com todos os dispositivos compatíveis com Arduino.
IOREF:
Permite que o display acoplado com a configuração correta se adapte à tensão fornecida pela placa. Isso garante que a tela seja compatível com uma placa de 3,3 V, como as placas Due e AVR, que operam em 5 V.
Poder:
O RobotDyn DUEXPRO pode ser alimentado por um conector USB ou por uma fonte de alimentação externa. A fonte de energia é selecionada automaticamente. A energia externa (não USB) pode ser fornecida do adaptador CA para a corrente contínua ou da bateria. O adaptador pode ser conectado inserindo um plugue positivo de 2,1 mm no conector de alimentação da placa. Os pinos da bateria podem ser conectados aos pinos GND e VIN do conector POWER. A placa pode operar a partir de uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts, a faixa recomendada é de 7 a 12 volts. Os pinos de alimentação são os seguintes:
VIN - A tensão de entrada na placa Arduino ao usar uma fonte de alimentação externa (em oposição a 5 volts de uma conexão USB). Você pode alimentar a placa através deste contato, ou acessá-la se for alimentada via cabo USB.
5V - Esta saída de pino fornece uma corrente de 5V para a placa com a ajuda do regulador de tensão ajustável. A placa pode ser alimentada por um conector de alimentação DC (7–12V), um conector USB (5V) ou um pino VIN na placa (7–12V). A aplicação de tensão através dos pinos de 5 V ou 3,3 V contorna o regulador, portanto, certifique-se de que a tensão esteja estável e dentro da faixa aceitável.
3V - Alimentação 3,3 V do regulador embutido. O consumo máximo de corrente é de 800 mA. Este controlador também fornece energia ao microcontrolador SAM3X.
GND – Pinos de aterramento.
IOREF - Este pino na placa DUEXPRO fornece a fonte de referência com a qual o microcontrolador opera. Uma tela devidamente configurada pode ler a tensão no contato IOREF e selecionar a fonte de alimentação adequada ou ligar os conversores de tensão nas saídas, para operar em 5V ou 3,3V.
Memória:
O SAM3X possui 512 KB (2 blocos de 256 KB) de memória flash para armazenamento de código. A placa vem com um bootloader já pré-gravado. A SRAM disponível é de 96 KB em dois bancos adjacentes de 64 KB e 32 KB. Toda a memória disponível (Flash, RAM e ROM) pode ser acessada diretamente como um único espaço de endereço. Você pode apagar a memória flash do SAM3X usando um botão interno de apagar. Isso removerá uma miniatura atualmente carregada do MCU. Para limpar a memória, pressione e segure o botão "Apagar" por alguns segundos enquanto a placa estiver ligada.Entradas e saídas:
Digital I/O: Total 98. Cada um dos 98 pinos digitais no DUEXPRO pode ser usado como entrada ou saída usando as funções pinMode (), digitalWrite () e digitalRead (). Eles operam em nível lógico de 3,3 V. Cada saída pode fornecer uma corrente de 3 mA ou 15 mA, ou consumir uma corrente de 6 mA ou 9 mA, dependendo da saída. Eles também têm um resistor pull-up interno (desativado por padrão) a 100 kΩ. Além disso, alguns contatos possuem funções especializadas:
Serial: 0 (RX) e 1 (TX)
Série 1: 19 (RX) e 18 (TX)
Série 2: 17 (RX) e 16 (TX)
Série 3: 15 (RX) e 14 (TX)
PWM: pinos de 2 a 13 Fornecem saída PWM de 8 bits usando a função analogWrite (). A resolução PWM pode ser alterada usando a função analogWriteResolution ().
SPI: os pinos do cabeçalho SPI suportam a comunicação SPI usando a biblioteca SPI. Os pinos SPI possuem um conector central de 6 pinos que é fisicamente compatível com Uno, Leonardo e Mega2560. O cabeçalho SPI só pode ser usado para se comunicar com outros dispositivos SPI e não para programação SAM3X usando a tecnologia In-Circuit-Serial-Programming.
CAN: Os pinos CANRX e CANTX suportam o protocolo de comunicação CAN.
I2C TWI 1: 20 (SDA) e 21 (SCL)
I2C TWI 2: SDA1 e SCL1 Suporta comunicação TWI usando a biblioteca Wire. SDA1 e SCL1 podem ser controlados usando a classe Wire1 fornecida pela biblioteca Wire. Enquanto SDA e SCL possuem resistores pull-up internos, SDA1 e SCL1 não. Adicionar dois resistores pull-up nas linhas SDA1 e SCL1 é necessário para usar o Wire1.
Entradas analógicas: contatos de A0 a A11. Due tem 12 entradas analógicas, cada uma das quais pode fornecer resolução de 12 bits (ou seja, 4096 valores diferentes). Por padrão, a resolução das leituras é definida em 10 bits para compatibilidade com outras placas Arduino. Você pode alterar a resolução do ADC usando o ReadResolution (). A aplicação de uma tensão superior a 3,3 V nos contatos DUEXPRO pode danificar o chip SAM3X. A função AnalogReference() é ignorada no DUEXPRO. O pino AREF é conectado ao pino de referência analógico SAM3X através de um resistor de ponte. Para usar o pino AREF, o resistor BR1 deve ser desconectado da placa.
DAC1 e DAC2: Esses pinos fornecem saídas analógicas verdadeiras com resolução de 12 bits (4096 níveis) com a função analogWrite (). Eles podem ser usados para criar saída de áudio usando uma biblioteca de áudio. Observe que a faixa de saída do DAC é, na verdade, apenas de 0,55 V a 2,75 V. Outros pinos na placa: AREF Tensão de referência para entradas analógicas. Usado com AnalogReference ().
Redefinir: Defina esta linha em nível BAIXO para redefinir o microcontrolador. Normalmente usado para adicionar um botão de reinicialização aos escudos que bloqueiam um botão na placa.
Comunicação:
O RobotDyn DUE XPRO possui diversos meios de comunicação com um computador, outra Arduinoboard ou outros microcontroladores, além de vários dispositivos, como telefones, tablets, câmeras, etc. O SAM3X fornece um UART de hardware e três USART de hardware para serial TTL comunicação.
A porta de programação é conectada ao ATmega16U2, que fornece uma porta COM virtual para software no computador conectado (o Windows precisará de um arquivo .inf para reconhecer o dispositivo, mas as máquinas OSX e Linux reconhecem automaticamente a placa como uma porta COM). O 16U2 também está conectado ao hardware UART SAM3X. Uma conexão serial nos pinos RX0 e TX0 permite a comunicação entre a porta serial e a USB, para programação da placa através do microcontrolador ATmega16U2. O software Arduino inclui um monitor serial que permite enviar dados de texto simples de e para a placa. Os indicadores RX e TX na placa piscarão ao transmitir dados por meio de um chip ATmega16U2 e uma conexão USB a um computador.
A porta USB conectada ao SAM3X permite a comunicação serial via USB. Isso fornece uma conexão serial para o Serial Monitor ou outros aplicativos em seu computador e também permite emular um mouse ou teclado USB para um computador conectado.
A porta USB nativa também pode atuar como um host USB para periféricos conectados, como mouses, teclados e smartphones. Para usar esses recursos, consulte as páginas man do USBHost.
SAM3X também suporta comunicação TWI e SPI. O software Arduino inclui a biblioteca Wire para simplificar o uso do barramento TWI. Para comunicação SPI, use a biblioteca SPI.
Programação:
O DUEXPRO pode ser programado usando o ArduinoIDE. Carregar miniaturas para o SAM3X é diferente dos microcontroladores AVR, que podem ser encontrados em outras placas Arduino, pois a memória flash deve ser apagada antes de ser programada novamente. A inicialização do microcircuito é controlada por uma ROM no SAM3X, que é iniciada somente quando a memória flash do chip está vazia. Qualquer uma das portas USB pode ser usada para programar a placa, embora seja recomendável usar a porta de programação devido à forma como o chip é apagado.
Porta de programação: Para usar esta porta, selecione “ArduinoDue (ProgrammingPort)” como placa no menu “Tools” do ArduinoIDE. Conecte a porta de programação DUEXPRO (mais próxima do conector de alimentação DC) ao seu computador. A porta de programação usa 16U2 como um chip USB para serial conectado ao primeiro SAM3X UART (RX0 e TX0). O 16U2 tem dois pinos conectados aos contatos de reset e apagamento do SAM3X. Abrir e fechar uma porta de programação conectada a 1200 bps inicia o procedimento de “hard erase” para o chip SAM3X, ativando os contatos de apagar e redefinir no SAM3X antes de estabelecer uma conexão com o UART. Esta é a porta de programação recomendada. Isso é mais confiável do que o “apagamento suave” que ocorre em sua própria porta e deve funcionar mesmo se o MCU principal falhar.
Porta própria: para usar esta porta, selecione “ArduinoDue (NativeUSBPort)” como placa no ArduinoIDE. A porta USB nativa é conectada diretamente ao SAM3X. Conecte sua própria porta USB Due (mais próxima do botão de reset) ao computador. Abrindo e fechando sua própria porta a 1200 bps inicia-se o procedimento “soft erase”: a memória flash é apagada e a placa reinicia com o bootloader.
Ao contrário de outras placas Arduino que usam o avrdude para download, o DUEXPRO conta com o arquivo bossac. O código-fonte do firmware ATmega16U2 está disponível no repositório do Arduino. Você pode usar o cabeçalho ISP com um programador externo (substituindo o bootloader DFU). Proteção contra sobrecorrente via USB O RobotDyn DUEXPRO possui um polifusível recarregável que protege as portas USB do seu computador contra curto-circuitos e sobrecargas. Embora a maioria dos computadores forneça sua própria proteção interna, o fusível fornece um nível extra de proteção. Se mais de 500 mA estiver conectado à porta USB, o fusível interromperá automaticamente a conexão até que o curto-circuito ou sobrecarga seja removido. Três orifícios para parafusos permitem que você prenda a placa à superfície ou caixa. Observe que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 polegada), o que não é um múltiplo de 100 mil de outros pinos. RobotDyn DUEXPRO foi projetado para ser compatível com a maioria das telas projetadas para Uno, Diecimila ou Em conexão com os pinos digitais 0–13 (e pinos adjacentes AREF e GND), entradas analógicas 0–5, o cabeçalho de alimentação e o cabeçalho ICSP (SPI) são em lugares equivalentes. Além disso, o UART principal (porta serial) está localizado nos mesmos pinos (0 e 1).Documentos:
Desenho dimensional: Clique aqui para abrir
Esquema: Clique aqui para abrir